segunda-feira

Ela me abraça

Bianca Alves Quanto tempo dura a beleza?
Fiquei pensando nisso olhando a estátua grega de Vénus de Milo, pelo pouco que se sabe a bela figura feminina foi encontrada em 1820, na ilha de Milo, no mar Egeu, por um camponês chamado Yorgos Kentrotas. Poucos dias depois o camponês vendeu a escultura por um preço quase insignificante. A Vênus encontrava-se quebrada ao meio, mas ainda possuía os braços. As mãos, estavam danificadas e separadas do corpo.
A bela desconhecida fez sucesso na França, onde participou de um concurso de beleza, infelizmente em uma de suas excursões a estátua sofreu um acidente e perdeu os braços, acredita-se que a figura pode ser de 130 a.C, é incrível como essa velha senhora se mantém bela e enigmática, com um olhar profundo e seios rígidos, envolta num pano, a moça que existe antes mesmo da ideia de um salvador(a.C), inspira.
Será que a bela era um modelo vivo de um apaixonado?
Uma amante saindo da cama depois do amor?
A obra que poderia ter mudado a história de um artista?
Quanto tempo dura a beleza?
O que eu vejo quando te vejo?
Acredito que a beleza só se realiza quando ela nos atravessa, quando eu quero entender o que inspirou o artista a representar o ser amado, sem duvidas ela ainda ficou mais bela quando perdeu os braços e se mostrou frágil, inexacta, imperfeita, o belo está inacabado, não se pode abraçar, nem ser abraçado, o belo não quer ser compreendido, o belo não pousa em revistas masculinas, o belo costuma a se despir apenas para o amor.
O belo na escultura sem nome, história e data de nascimento, são as imperfeições que o tempo lhe causou.

Vénus de Milo,

Soube envelhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

""Erótica é a alma""

Adélia Prado