segunda-feira

Cores de Frida kahlo...Cores

"Eu vou mal e irei pior ainda mas aprendo pouco a pouco a ser só, e isso já é alguma coisa, uma vantagem, um pequeno triunfo". A vitória é possível , uma vez que na condição humana, no dizer de Pontalis, somos desamparados por vocação. Aonde quer que doa sou eu , nos diz ele. E o que mais dói é ser possuído e não possuir . "É viver num corpo que é um sepulcro que nosaprisiona (segundo Platão) do mesmo modo como a concha aprisiona a ostra"
"Não sei se minhas pinturas são ou não surrealistas, mas, do que tenho certeza é que são a expressão mais franca do meu ser". ''Algum tempo atrás, talvez uns dias, eu era uma moça caminhando por um mundo de cores, com formas claras e tangíveis. Tudo era misterioso e havia algo oculto; adivinhar-lhe a natureza era um jogo para mim. Se você soubesse como é terrível obter o conhecimento de repente - como um relâmpago iluminado a Terra! Agora, vivo num planeta dolorido, transparente como gelo. É como se houvesse aprendido tudo de uma vez, numa questão de segundos. Minhas amigas e colegas tornaram-se mulheres lentamente. Eu envelheci em instantes e agora tudo está embotado e plano. Sei que não há nada escondido; se houvesse, eu veria.''
''Estive doente durante um ano: 1950-1951. Sete operações na coluna. O Dr. Farill salvou-me. Restituiu-me a alegria de viver. Ainda estou numa cadeira de rodas e não sei quando poderei voltar a andar de novo. Tenho um colete de gesso que, em vez de ser horrivelmente 'maçador', me ajuda a suportar melhor a coluna. Não sinto dores, só um grande cansaço... e, como é natural, por vezes desespero. Um desespero indescritível. No entanto quero viver. Já comecei o pequeno quadro que vou dar ao Dr. Farill e que estou fazendo com todo meu carinho por ele.''

"Amputaram-me a perna há 6 meses,
deram-me séculos de tortura e há momentos em que quase perco a razão.
Continuo a querer me matar.
O Diego é que me impede de o fazer,
pois a minha vaidade faz-me pensar que sentiria a minha falta.
Ele disse-me isso e eu acreditei.
Mas nunca sofri tanto em toda a minha vida.
Vou esperar mais um pouco...".

''Toda esta raiva simplesmente me fez compreender melhor que eu o amo mais do que a minha própria pele, e que, embora você não me ame tanto assim, pelo menos me ama um pouquinho - não é? Se isto não for verdade, sempre terei a esperança de que possa ser, e isso me basta...''

''E a sensação nunca mais me deixou, de que meu corpo carrega em si todas as chagas do mundo.''

Nenhum comentário:

Postar um comentário

""Erótica é a alma""

Adélia Prado