quarta-feira

Os signos segundo a poesia de Carpinejar

Fabrício Carpinejar
ÁRIES 20/3 a 20/4

* Os insetos são flores suicidas. * Não há maior violência do que a suavidade. * Vivo me espalhando, o único modo de me concentrar. * A sombra é apressada para quem foge dela. * Nunca chego a um trato com quem deixei de ser. * Arrumo os poemas como um álbum de fotografias de uma família que não tive.

TOURO 21/4 A 20/5

* Vou devagar para o longe chegar perto. * Quando se tem razão é aconselhável negar. * Ter desejado é minha única posse. * Ainda não sei se queria morder teus lábios ou tua voz. * Não confie nos objetos do antiquário. Eles mentem sua idade. * Faço amizade comigo para tomar uma cerveja.

GÊMEOS 21/5 A 20/6

* Ela não guarda as cartas de amor; ela se guarda para as cartas de amor. * As mentiras, quando escritas, não se tornam verdades. * Metade do que vivo é imaginação. A outra metade é conseqüência dela. * A solidão é uma saudade sem destinatário. * Passei um tempo enorme para fazer um estilo. Agora o trabalho maior é desfazê-lo. * O elogio da modéstia é a pior vaidade.

CÂNCER 21/6 A 21/7

* Somos milagres habituados. * - Sabe, aqui dentro a sensação é que não se tem futuro. - Não, aqui dentro a sensação é que a gente não tem passado. * Quando o casamento acaba, somente os erros são devolvidos. * Minha mãe fala "pronto" ao atender o telefone. Não estou preparado. * A água é muito influenciável. Toma a forma do que vê. * Eu tenho da verdade o pressentimento. * As fotografias são fiéis ao que ficou fora delas.

LEÃO 22/7 a 22/8

* Não quero alma gêmea. Isso é incesto. * Antes sem modos do que seguir moda. * O violino é um porão de cordas. Desço as escadas no escuro. * Transborda-se com o mínimo. * Os botões atrasam a nudez para não perder nada. * Não há maior vaidade do que se abandonar.

VIRGEM 23/8 a 22/9

* Quem tem letra ilegível passa a complicar todo o resto. * Mais se faz um poema rejeitando as palavras erradas do que escolhendo as certas. * Só converso com Deus se tenho carona de volta. * O dicionário é a agenda da eternidade. * Uma beata espantava os demônios com os mistérios gozosos. * Mais fácil dividir a migalha do que o pão.

LIBRA 23/9 a 22/10

* Uma árvore é enterrada de pé. Como uma guitarra. * O sobrenatural é a rotina. Repetir tudo exatamente igual não é fácil. * A feição envelheceu com unidade. Até os óculos acompanharam. * O que eu vou ser quando crescer é o que não tive tempo de fazer na infância. * A poesia é como os pedais do piano, o leitor presta atenção nas mãos do pianista. * Há dois tipos de ex-mulher. A que torna todas as escolhas futuras erradas depois da separação e a que torna todas as escolhas futuras acertadas depois da separação. O resto é poesia ou Vara de Família.

ESCORPIÃO 23/10 a 21/11

* Se as mulheres soubessem o que os homens falam entre si, sentiriam vergonha de seu ciúme. * Eu assusto meus próprios medos. * Desconfio quando estou livre e sem marcação. Deve ser impedimento. * O poema é uma mão tremendo. Seguro no poema, não para aliviar o tremor, para ser contagiado por ele. * Nem eu sou meu discípulo. * Não confio no copo. Deixo todo veneno em minha boca.

SAGITÁRIO 22/11 a 21/12

* Quero morrer sem sobrar vida para contar. * Agradeço meus limites. Não me suportaria infinito. * Por que temos a impressão de que o tempo passa rápido mas o que ocorreu na semana passada parece ter sido algo de outro século? * Meus fantasmas são discretos como um prato de sopa. * - Tens urgência de rio? - Não, mas curiosidade oceânica. * Deus faz comício, mas o domingo é o único dia que não quero me salvar.

CAPRICÓRNIO 22/12 a 20/1

* Costumo repetir o que não aconteceu. * Dificilmente o vento encontra um tradutor competente que não o transforme em brisa ou em dilúvio. * Procuro uma rua sem saída para subir os olhos. * Quando não há ninguém para incomodar, arruma-se encrenca com a própria estima. * Sobre o surgimento de Adão: "como pode um homem sem infância?" * Meu pai se barbeava sem espelho. Minha mãe se penteava sem espelho. Sou filho da cegueira.

AQUÁRIO 21/1 a 18/2

* Música é dar voltas na mesma frase. * Eu vivo o que não consegui imaginar. * Ninguém nasce para não perturbar. * Ao receber excremento de aves, chamo a sujeira de sorte. * A brasa dorme sempre com a chave do lado de fora. * Não fui avisado que estava vivo. Como uma corrida que começou e não ouvi a contagem.

PEIXES 19/2 a 19/3

* O que não foi vivido totalmente volta. * O mar dorme tentando se ouvir. * a paisagem muda com a cigarra muda * A luz é cicatriz. * Se cada um é o segredo da vida do outro, todo encontro é uma denúncia anônima. * Ignorar Deus é ainda um jeito de permiti-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

""Erótica é a alma""

Adélia Prado